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ALEGRE, MAS CANSADAGRUPO CLARICEA
00:00 / 02:03

PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO:
Anderson Vieira
Anita Blumenschein
Ayrá Yatzi
Clarice Lispector
Corpo Rastreado
Grupo Claricena
Gustavo Îandé
Larissa Cardoso
Maria Arlle
Pablo Azevedo
Sandra Rocha
Suane Padilha
Yaga Goya

  • Instagram

ALEGRE MAS CANSADA

GRUPO CLARICENA

20/03 > 18H
21/03 > 18H

GALERIA FLÁVIO DE CARVALHO || FUNARTE SP
Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos

30min
TEATRO

Gratuito

Áudio Transcrito

Esse processo faz parte de uma insistência de um encenador apaixonado por Clarice Lispector em investigar procedimentos de teatro com a sua obra e biografia.  
Alegre mas cansada, é uma investigação da entrevista que a Clarice Lispector deu para o programa Panorama, na TV Cultura. Na sala de ensaio, a gente costuma fazer práticas de meditação ativa, escutando os áudios dessa entrevista, leituras dramatizadas e jogos de vozes com a transcrição.   
A gente tem assistido a entrevista no mudo e observado as expressões da Clarice, do jornalista, brincando com jogos e fragmentos do texto da entrevista, porque a nossa ideia é trazer essa entrevista como uma dramaturgia que vai se construindo de maneira colaborativa, onde o encenador embebeda os intérpretes de um universo da Clarice e os intérpretes trazem imagens, fragmentos de cena do que toca neles de alguma maneira.   
O trabalho da encenação e dessa mostra de processo vai ser compreender também de que maneira a montagem e a desmontagem de uma obra podem fazer parte de um processo de aproximação de público.   
Então, a gente quer começar com um espaço vazio, Quando a gente começa a montar para exibir o processo, a gente também deixa o público entrar e participar dessa montagem de alguma maneira. E a desmontagem seria junto com uma conversa honesta, franca, buscando aproximar o espectador daquilo que talvez ainda tenha ficado nebuloso após assistir as cenas do processo. 

Bio:

O Grupo Claricena, fundado em 2013 a partir de pesquisas universitárias inspiradas em Clarice Lispector. Com o tempo, consolidou-se como um grupo de teatro. Entre suas principais obras estão três espetáculos baseados na autora. O grupo também desenvolveu projetos audiovisuais, como a websérie Sobreviver é a salvação pois parece que viver não existe (2020) e outras experiências transmidiáticas. Atualmente, mantém núcleos de pesquisa em São Paulo, explorando a estética da epifania e ampliando o acesso remoto ao seu trabalho. 

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