top of page
Logo da Farofa - Botão para voltar para a Home

Bola de Fogo

FÁBIO OSÓRIO MONTEIRO
 

21/03 > 12H
PÁTIO || FUNARTE SP
Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos
45min
PERFORMANCE
Gratuito


 

BOLA DE FOGO-.jpeg
BOLA DE FOGOFÁBIO OSÓRIO
00:00 / 01:09

PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO:

Diretor e performer: Fábio Osório Monteiro

Codiretor: Leonardo França

Performer em Libras: Cintia Santos

Produção executiva/colaboração artística: Gabriel Pedreira e Natalia Valério

Áudio Transcrito

Olá gente, aqui é Fábio Osório Monteiro, eu sou ator, dançarino e também baiana de acarajé e por conta disso, eu estou aqui para falar sobre Bola de Fogo. 

Bola de Fogo é uma performance que eu realizo junto com Cíntia Santos, uma artista de Salvador incrível, que faz a performance toda em Libras, então, durante essa conversa que a gente estabelece com o público, enquanto eu preparo ali, em tempo real, o acarajé, o bolinho, a gente passa por memórias pessoais, memórias coletivas, memórias do povo preto, a gente passa por afetos, por contextos históricos e pela história do próprio alimento, ele ser essa comida de axé, essa comida de orixá, que é o acará, o acarajé. 

Após a performance, devidamente trajado de baiana de acarajé, a gente abre o tabuleiro e o acarajé está à venda, para quem quiser viver também essa experiência. Então, Bola de Fogo é uma performance em que você se alimenta dela e talvez esse seja o grande barato. 

  • Instagram

Bio:

Negro, nordestino, LGBTQIAPN+ e candomblecista, Fábio Osório Monteiro desenvolve sua carreira há 26 anos em trabalhos com suporte na emoção, humor, fé e política. Indicado ao 33º Prêmio Shell de Teatro na categoria Melhor Ator (2023), Fábio Osório é um artista interessado em pensar o corpo negro na cena.


Atuante em diferentes linguagens artísticas, Osório também é dançarino, produtor e baiana de acarajé, filiado à ABAM (Associação Nacional das Baianas de Acarajé e Mingau). Natural de Salvador-BA, carrega a sua casa-cidade para qualquer lugar do mundo. Osório mete dança para alimentar o corpo e faz comida para alimentar a alma. 


Osório é um artista versátil e independente que vive multitudes e multidões. Graduado em Administração (UFBA), Mestre em Dança (PPGD-UFBA) e doutor em molejo e carisma (a Bahia já me deu régua e compasso!), Fábio Osório Monteiro já colaborou com diversos artistas de destaque internacional: Marcio Abreu, Jorge Alencar, Cristian Duarte, Denise Stutz, Cristina Moura, Renato Linhares, Alex Cassal e  Xavier Le Roy. 

Foi co-fundador e membro da Dimenti Produções de 1998 a 2022. Atualmente é colaborador da Cia Brasileira de Teatro (PR) e do Grupo Foguetes Maravilha (RJ).

Logo marca da Corpo Rastreado. A paravra Corpo Rastreado escrita com algumas letras em formatop de código de barras.
Logomarca do projeto Corpo A Fora, escrita da palavra em letras finas.
Logomarca do projeto farofa. Escrita da palavra Farofa e linhas em movimento ao final da palavra.
bottom of page