
JUKEBOK
CRIS MEIRELLES E JAYA BATISTA
20/03 > 16H
21/03 > 20H
GALPÃO RENÉE GUMIEL || FUNARTE SP
Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos
70min
PERFORMANCE
Gratuito

PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO:
Cris Meirelles
Jaya Batista
Mariza Bentivegna
Monica Santana
Renato Boleli
João Millet Meirelles
Claudia Manzo
Áudio Transcrito
Jukebox é uma performance cênico musical que já vem sendo trabalhada há 2 anos. Desde sempre, o assunto que esse trabalho se dedicou são as músicas, musicalidades rítmicas, obras musicais capazes, com essa força, de despertar a força coletiva da resistência, da celebração e da luta.
O trabalho já teve outras formações, outras estruturas e agora ele é um solo dirigido por Jaya Batista, e nessa versão da Farofa, a gente também está trazendo para perto alguns atravessamentos dramatúrgicos que não estavam tão explícitos. A gente já tinha, por exemplo, o Krenak, que está lá desde sempre como uma referência, mas agora chegou Jota Mombaça, chegou Judith Butler, chegou Edouard Louis, chegou Leda Maria Martins.
E o que a gente vai mostrar é a síntese do que a gente está construindo. Ainda não é uma estreia, mas a essência do trabalho vai estar lá. Aquilo que a gente quer discutir nele, a estrutura do trabalho. O trabalho é um trabalho oracular, é uma dramaturgia que é mutável. Cada espetáculo ela vai ser de uma maneira, porque é o público que vai decidir o fluxo dela. Então, esses aspectos estão lá firmados e é isso que a gente vai compartilhar com vocês nos dias 20 e 21 e de 13 a 15 nos ensaios com os nossos provocadores.
Bio:
CRISTIANO MEIRELLES
é um artista interdisciplinar com uma trajetória que abrange o teatro, a música, a dança e a pedagogia, sempre com as estéticas populares como fio condutor de seu trabalho. Ao longo de sua carreira, colaborou com grandes nomes da cena artística, como Georgette Fadel, Márcio Ballas, o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, Roberta Estrela D'Alva, Antônio Nóbrega, Greg Hicks, Chico César e Renato Borghi. Foi também criador e apresentador de uma série sobre a cultura brasileira para o canal ICL Notícias. Atualmente, seu trabalho está voltado para a pesquisa de formatos performáticos que acolham e celebrem identidades dissidentes, buscando novas formas de expressão no cenário artístico.
JAYA BATISTA
É encenador, diretor e gestor cultural, atuando nas áreas de dança, teatro e artes visuais. Dentre os trabalhos recentes, destaca-se a direção da performance cênico-musical “caravana LIVRE!” (Salvador/BA, 2024), com artistas da universidade Livre, em comemoração aos 60 anos do teatro Vila Velha. Atualmente, seu trabalho de pesquisa está voltado para encenação e movimentação de coros cênicos. Tem formação em Educação Física e Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP) e é mestre pela mesma instituição. Tem formação complementar em Dança e Teatro.