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LINDO DE MORRER

MANUELA LIBMAN E PATRÍCIA BERGANTIN

22/03 > 11H
GALERIA FLÁVIO DE CARVALHO || FUNARTE SP
Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos
30min
DANÇA
Gratuito



 

LINDO DE MORRER_Manuela Libman.jpg
LINDO DE MORRERMANUELA LIBMAN E PATRÍCIA BERGANTIN
00:00 / 02:08

PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO:

Manuela Libman

Maria Clara Contrucci
Patricia Bergantin
Jô Rios
Gabriel Vaz
Bruna Solari

Vinicius Ricardo
Luiz Schiavinato


 

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Áudio Transcrito

Bom, o Lindo-de-Morrer se propõe a ser um filme performance, a gente trabalha com diversas camadas de criação, tem esse áudio-guia narrativo que vai discorrendo sobre a criação da beleza ao longo da história e a forma como isso também desemboca em violências, em um olhar determinado principalmente ao corpo feminino.  

Então a gente opta pela criação de diversas camadas criativas, a partir desse áudio, em conjuntura com esse áudio, além desse áudio que vai guiar tudo, tem a coreografia do corpo em que a gente explora uma pesquisa de movimento muito pautada em paragens, em poses, na construção desse universo lânguido, arrastado e sonolento, articulado com essa camada de vídeo em que a gente traz elementos desse universo, que a gente está criando, de acordo com publicidade, com a pintura, com essas referências pops que foram construídas ao longo do tempo.  

A gente usa o nosso mote inicial para falar dessa questão da beleza é o par de cor, laranja e azul, que é um par de cores complementares, então a gente vai falar da hora mágica, o momento do dia em que as cores estão equilibradas e que isso gera uma harmonia visual. Então a gente vai discorrer a partir do laranja e do azul, que é esse par de cor que dá essa atmosfera elevada, essa atmosfera encantada, um certo inebriamento e um certo desbunde visual. 

Bio:

MANUELA LIBMAN & MARIA CLARA CONTRUCCI 

A dupla trabalha junta desde 2019 em projetos na intersecção entre artes do corpo, audiovisual e artes visuais, em uma pesquisa contínua ao redor da cor e da criação de uma linguagem que reúne palavra, imagem, gesto e movimento. Foram desenvolvendo um vocabulário próprio a partir da experimentação de se trabalhar “à duas mãos”. Procuram afirmar o lugar do artista pesquisador que perpassa diversas etapas de um processo artístico; desde sua elaboração, até a finalização. Identificam na interdisciplinaridade de suportes e linguagens seu principal lugar de atuação. Os trabalhos acabaram por gerar uma ideia de complementaridade, apoio, oposição, pares, composição, retroalimentação. Dentre seus trabalhos autorais estão a filme performance "Lindo-de-Morrer" (2025), residente da casa Belgrado em Buenos Aires e a vídeo instalação "Conquistar o mundo, viver de nada, virar fantasma" (2023) selecionada pelo Sesc Pulsar para ocupar a galeria do Sesc Copacabana. 

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