
TAQUESUTAQUE
YASMIN GOMES
22/03 > 18H
23/03 > 11H
GALPÃO ARQUIMEDES RIBEIRO || FUNARTE SP
Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos
40 min
TEATRO
Gratuito

PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO
Yasmin Gomes
Jéssica Teixeira
Aristeu Araújo
Mônica Rodriguez
Michelle Bezerra e Dafne Rufino
Fernanda Oliveira
Deile Barleto
Beatriz Barros
Manoella Brunelli
Rodolpho Pupo"
Àudio Transcrito
O TaqueSotaque é uma peça teatral, com direção de Jéssica Teixeira e atuação e dramaturgia minha, Yasmin Gomes. Ele fala sobre sotaques, é uma peça que fala sobre essa questão linguística, principalmente para atores, mas é uma peça sobre identidade, sobre uma criação de estereótipos e o quanto que a gente se submete a eles, isso é sublimado para outros lugares que vão além da atuação.
Esse projeto surgiu a partir da minha própria experiência como atriz, que sou uma atriz cearense, durante muitos anos tive que apagar o meu sotaque para me encaixar nos moldes do sudeste, para me estabelecer como atriz aqui. E isso virou uma pesquisa, uma pesquisa minha na licenciatura em artes cênicas, do quanto que esse processo na verdade foi um apagamento, da minha identidade, da minha cultura e o quanto que pesquisando sobre isso eu percebi que a questão ela não é só minha, ela acontece com vários atrizes e atores que que são de lá e querem estabelecer essa carreira, querem ter esse lugar aqui também.
A peça faz um paralelo com a personagem Nina, de Tchekhov. E o quanto que essas imposições e opiniões vindas de fora, que tentam estabelecer alguma coisa, elas impactam, a atuação, mas também esse se ver no mundo como uma sujeita autônoma, com história e vida, uma identidade viva.
Bio:
Yasmin Gomes é atriz, professora e realizadora cearense. Autodidata no audiovisual, dirigiu os curtas-metragens “Não te amo mais” (2019), “Carta para Maria”(2020) e “Joelhos” (2021). Suas produções totalmente independentes já foram exibidas em mais de dez festivais nacionais e internacionais, entre eles o Festival Mix Brasil(SP), Cine Ceará(CE), 3 Margens Festival Latino Americano del Cine (Argentina/Uruguai/Brasil) e Ce L'ho Corto Festival (Itália). Em 2020, foi a vencedora do prêmio de melhor curta-metragem do Festival Ibero Americano de Cinema Cine Ceará, com o filme “Não te amo mais”. "Taquesutaque" é seu primeiro solo teatral.